top of page

Anonymous expõe dados de Gilberto Kassab em protesto contra limites de internet

Gilberto Kassab pode ter voltado atrás no que disse sobre os limites da internet fixa, mas isso não aplacou a revolta popular contra a medida. O grupo de ativistas hackers Anonymous do Brasil decidiu expor informações sensíveis do ministro como forma de pressioná-lo contra as franquias da banda larga.

​

Os dados em questão são bastante pessoais, incluindo endereço, números telefônicos, informações bancárias. A página do Facebook diz que a ação foi tomada para demonstrar o que são “capazes de fazer contra um governo que parece ter perdido o medo do povo”.

​

Além de divulgar as informações, o grupo ainda convoca seus seguidores a tomarem ações de 

protesto contra o ministro, aproveitando os dados. Entre as ações recomendadas estão o cancelamento da internet na casa de Kassab, a entrega de 30 caçambas de entulho ao redor de sua residência e a contratação de serviços como Netflix, Spotify em seu nome.

​

O Anonymous também aproveitou para divulgar a estrutura de banco de dados da Anatel, embora não tenha apresentado nenhum arquivo comprometedor sobre a agência.

Pra muita gente, a Dark Web – um trecho da internet que fica escondido dos indexadores e buscadores tradicionais – é tida como uma parte temida do universo online, oferecendo desde documentos sigilosos a material criminosos e serviços, digamos, pouco usuais. O ataque de um suposto grupo afiliado ao Anonymous, no entanto, levou o medo para os usuários da própria web sombria, tirando do ar 20% do conteúdo dessa rede.

​

O episódio teve início na última sexta-feira (3) e afetou pelo menos 10 mil sites que só podem ser acessados via Tor. Ao visitar essas páginas o usuário era recebido não pelo visual original do endereço, mas pela mensagem “Olá, Freedom Hosting II, você foi hackeado”. O nome citado no texto é o do popular serviço de hospedagem na Dark Web, utilizado por um bom número de pessoas que quer manter seus negócios longe dos olhos do internauta padrão – e da lei.

Apagão online: Grupo filiado ao Anonymous derruba 20% de toda a Dark Web

E uma mensagem publicada no Facebook, o grupo Anonymous anunciou que fez mais um ataque na última quinta-feira (2), tendo como vítima o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), o novo presidente do Senado.

​

Segundo informações divulgadas, o político teve sua página pessoal derrubada e alguns de seus dados pessoais expostos na rede, incluindo na lista o número do CPF, telefone, endereço e dados financeiros (como participação em empresas, carros, imóveis em seu nome e até mesmo o saldo nas contas do Banco do Brasil).

​

Nas palavras do próprio grupo, esta foi uma forma de “prestigiar” a nomeação de Oliveira ao cargo, algo que aconteceu após a aprovação dada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL)

Em protesto, Anonymous derruba site do novo presidente do Senado

“Aqui vai nossa pequena homenagem ao mais novo corrupto, presidente dos corruptos. Site do senador Eunício Oliveira #offline por tempo indeterminado”, escreveu o grupo em uma mensagem publicada no Facebook.

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page